Improvisação

O improviso faz parte do chassi do jazz, e é universalmente temido como o que há de mais difícil na música. Na Guitarraleão, a partir do conhecimento teórico-prático adquirido nas aulas individuais, os alunos são desde o início incentivados a utilizar cada uma das ferramentas aprendidas na construção de seu repertório de improviso.

Entre em contato para agendar uma aula teste gratuita!

Improviso no piano
Improviso na guitarra
Improviso no trompete
Demonstração de improviso: depois do tema, improvisam os dois trompetistas (a partir do segundo 0:30 do vídeo), depois o saxofonista, e por fim os demais instrumentos

O que é improvisar na música?

O improviso é uma espécie de composição espontânea durante a execução da música. Entretanto, ao contrário do que a palavra indica, não é uma composição aleatória. Ele sempre se baseia em estruturas, elementos e padrões pré-determinados, como escalas, arpejos, acordes, etc. com base em elementos rítmicos variados e na harmonia da música.

Improvisar bem requer não somente considerável conhecimento musical prévio, mas também que ele esteja de tal forma incorporado à mente do músico, que ela(e) pode dedicar seu raciocínio a pensar muito rapidamente em como arranjar estes elementos, de modo que seu solo seja musical.

gr

gr

Quer saber mais?

Se tiver alguma pergunta sobre o curso veja nossa página de FAQ.

Se quiser uma aula teste gratuita, clique aqui:

gr