Ragtime

Trata-se do primeiro gênero musical genuinamente norte-americano. Ele deriva das marchas tocadas por bandas de músicos negros, e da qual se diferencia principalmente pela inclusão de polirritmias de origem de estilos tradicionais africanos. O Ragtime, cujo nome possivelmente deriva do ritmo sincopado (“irregular”) da mão direita no piano, começou como música de dança de cunho mais popular, anos antes de ser publicado como partitura popular para piano.

Seu pico de popularidade foi final do século XIX e início do século XX, mas tem havido vários períodos de renascimento do Ragtime, e ainda hoje são produzidas composições neste gênero.

O Ragtime foi primeiramente escrito em tempos 2/4 ou 4/4, com uma predominância do padrão da mão esquerda com notas graves em batidas com tempos diferentes, e acordes em números de batidas pares, acompanhando uma melodia sincopada na mão direita. Uma composição nesse estilo é chamada de “rag”. Uma rag escrita em 3/4 é uma “valsa ragtime”.

Mas o ragtime não é um “tempo” (métrica no mesmo sentido que a métrica marcial é 2/4, e a valsa com métrica 3/4). Ele é um gênero musical que usa um efeito que pode ser aplicado a qualquer métrica. A característica que define o Ragtime é um tipo específico de sincopação, no qual os acentos melódicos ocorrem entre as batidas métricas. Isso resulta em uma melodia que parece evitar algumas batidas na métrica do acompanhamento, através da ênfase de notas que tanto antecipam ou seguem a batida. O efeito gerado (e intencional) é a acentuação da batida, o que causa a sensação de vibrar com a música.

Scott Joplin, o compositor/pianista conhecido como o “Rei do Ragtime”, chamou este efeito de “estranho e intoxicante”. Ele também usou o termo “swing” quando descrevia a maneira de tocar ragtime: “Toque devagar até você pegar o swing…”

Curiosidades


O nome “swing” posteriormente veio a ser utilizado a um dos gêneros mais antigos de jazz, que se desenvolveu a partir do Ragtime.
Veja sobre o swing aqui.

A conversão de uma peça musical qualquer em um Ragtime por meio da mudança da métrica da melodia é conhecido como “aplicar o rag” a uma música.

Músicas originais de ragtime usualmente contêm vários temas distintos, sendo 4 o número mais comum.

Arranjo de The Entertainer para baixo acústico, guitarra e bateria